A ansiedade é uma resposta a uma situação pouco definida, onde a ameaça supõe-se, mas não se conhece bem. Deve diferenciar-se do medo que é uma sensação aguda, curta e passageira, já que se desvanece quando desaparece a ameaça.
A diabetes, pode gerar incerteza sobre o que vai acontecer e as possíveis complicações futuras, frustrações diante inexplicáveis níveis altos e baixos de glicose, bem como o cumprimento diariamente com o tratamento médico.
Muitas vezes ouvimos comentários como “a diabetes me cansa”, “já não posso mais”, “me disso de estar a dieta” ou “me disso de aplicar as injeções”. A pessoa sente frustração, desânimo, raiva, estresse, tristeza, etc.
E por cima, a ansiedade pode vir acompanhada de sintomas como: palpitações, sudorese, tremores, sensação de aperto no peito, e intranquilidade, uma vivência frequente no ser humano.
Ansiedade Descontrolada
A ansiedade é geralmente controlável e não afeta o desenvolvimento de uma pessoa, mas às vezes pode ser tão intensa e durar tanto que altera a percepção da realidade (faz temer coisas que não são), e pode afetar a capacidade de pensar, a concentração, a memória ou alterar a relação com os outros.
Aqui vão algumas dicas para diminuir a ansiedade:
- Detectar e mude os pensamentos derrotistas ou negativos
- Faça exercícios
- Durma mais a cada noite
- Peça ajuda em suas tarefas, delegue, tente simplificar a sua vida
Devemos melhorar a visão que temos de nós mesmos ou dos acontecimentos da vida e como vemos o futuro.
Volto a enfatizar o exercício porque livra o organismo do excesso de adrenalina, aumenta a produção de endorfinas, e alivia a tensão muscular, é um bom aliado para melhorar a sua vida.
Como vencer a ansiedade e o estresse
- Há que tomar consciência: A diferença entre viver conscientemente e viver inconscientemente é a diferença entre ser o condutor ou o passageiro na viagem de sua vida. Tomar consciência do que está acontecendo permite-lhe assumir o controle da situação e, pouco a pouco, ir modificando. Quando alguém toma consciência e vive conscientemente, você pode separar a parte dramática da situação e ver todo o panorama. O poder ver um conjunto de possibilidades, reduz o stress e nos permite tomar decisões.
- Pratique meditação: A meditação ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade significativamente, também nos permite ouvir o nosso ser mais interno. Quando meditamos temos um diálogo silencioso com nossas preocupações, mas também com as nossas forças e virtudes.
- Faça alguma atividade criativa ou de recreação: pintura, crochê, montar um quebra-cabeça, sair para caminhar, fazer algum esporte, dar um passeio de bicicleta, andar com um amigo, sua esposa, marido, filho ou seu cão. Com frequência, a atividade física moderada ajuda a baixar os níveis de açúcar além do estresse.
- Coma uma maçã: Saboreie cada mordida. Preste atenção a tudo o que está acontecendo em sua boca. Experimente as diferentes texturas e sabores da casca, o suco, a polpa.
- Faça uma lista do que acha que está causando ansiedade e estresse e faça um plano para reduzir a tensão. Por exemplo: eliminar coisas que te fazem vulnerável: uma má relação, um mau hábito, como fumar. Ou talvez queira elevar sua auto-estima e faça um plano para perder peso, fazer exercício, ou fazer um curso para aprender algo novo.
- Seja realista: defina objectivos realizáveis em prazos razoáveis. Talvez querer baixar sua A1C cinco pontos em três meses você vai causar mais stress ainda.
- Escreva um livro diário: quando você escreve sobre o que sente, faz um ato de purificação, ela externaliza as preocupações, os maus sentimentos, os pensamentos perturbadores. É como confessar-se, ouvir, em voz alta e ver os problemas um pouco do lado de fora e com menos drama.
- Peça ajuda: consultar um profissional pode significar uma economia de tempo e angústias. Você também pode pedir ajuda a um familiar ou a um amigo. Às vezes é simplesmente contar com um ombro amigo para chorar, outras é como designar um ‘polícia’ de seus compromissos consigo mesmo, alguém que te queira e te ajude a mantê-lo firme no progresso de seus propósitos.